Disperdício e Consumo de Água

(.: Material para divulgação :.)

Desperdício e o Consumo de Água

                
Desperdício é aquela ação pela qual se usa mal, se desaproveita ou se perde uma coisa. Portanto, quando nos referimos ao desperdício da água estamos indicando um conjunto de ações e processos pelos quais os seres humanos usamos mal a água, a desaproveitamos ou a perdemos.
Quando as pessoas desperdiçam algo, negam não só seu valor, mas também expressam uma falta de visão do futuro, já que não estamos conservando o que vamos necessitar para viver. Portanto, desperdiçar água indica falta de clareza sobre a importância fundamental deste valioso recurso para nossa sobrevivência.
O desperdício é ainda mais grave se for considerado que a água não é um bem ilimitado e sua perda pode nos levar a situações críticas de escassez. Devemos lutar contra a escassez e eliminar as situações de desperdício.
Existem várias formas de consumo nas quais se utiliza a água:
. o consumo humano ou doméstico
. o consumo agrícola
. o consumo industrial


. o uso em atividades recreativas.
 A água para consumo humano ou doméstico se utiliza na alimentação, o asseio pessoal e na limpeza da casa e dos utensílios ou roupas, na lavagem de automóveis e na irrigação de jardins. O consumo médio da água é mais ou menos de 120 litros diários por pessoa.
Mas esta quantidade depende das condições de nossa casa, da instituição ou instalações onde trabalhamos e das atividades que se realizam nelas.
 Estima-se que a distribuição do consumo médio diário de água, por pessoa, é aproximadamente a seguinte:
36% na descarga do banheiro; 31% em higiene corporal; 14% na lavagem de roupa; 8% na rega de jardins, lavagem de automóveis, limpeza de casa, atividades de diluição e outras; 7% na lavagem de utensílios de cozinha, e 4% para beber e alimentação.
 Como se pode ver, no vaso sanitário se usa a maior quantidade de água, por isto, se deve buscar equipamentos de baixo consumo para que a quantidade de água descarregada por vez seja a menor possível. As pessoas acostumadas a receber diariamente água potável às vezes não percebem seu verdadeiro valor e importância e esquecem que um pequeno vazamento ou o mau estado das instalações sanitárias pode ser origem de um enorme desperdício de água e de perda de dinheiro.
                                                                             
Economizando água dentro de casa





1. Nunca jogue água pelo ralo quando pode haver um outro uso para ela, tal como regar uma planta ou jardim ou para limpeza.
2. Verifique se sua casa não tem vazamentos, porque muitas habitações têm vazamentos de água escondidos. Leia seu hidrômetro antes e depois de um período de duas horas quando não houver uso de água. Se ele não mostra exatamente o mesmo número, há vazamento.
3. Repare torneiras que pingam substituindo as peças velhas. Se sua torneira está pingando numa velocidade de uma gota por segundo, você pode chegar a gastar 2.700 galões por ano o que se somará ao custo das utilidades de água e esgoto, ou comprometerá seu sistema séptico.
4. Cheque se há vazamentos no tanque acoplado aos vasos sanitários, adicionando colorante na água. Se o toalete está vazando, a cor aparecerá em 30 minutos. Cheque o vaso sanitário por corrosões ou partes dobradas. Muitas partes são baratas, fáceis de  conseguir e instalar. (Dê descarga assim que o teste acabar pois o colorante pode manchar o tanque).
5. Evite dar descargas no vaso sanitário desnecessariamente. Tecidos, insetos e outros dejetos devem ser jogados na lixeira e não no vaso sanitário.

6. Tome duchas mais rápidas. Substitua a ducha alta por uma versão de fluxo super baixo. Algumas unidades estão disponíveis que permitem cortar o fluxo sem ajustar as peças de temperatura da água.
7. Use a quantidade mínima de água necessária para um banho, fechando o ralo primeiro e enchendo a banheira apenas a um terço da sua capacidade. Feche a banheira antes de abrir a água. O jato frio inicial de água pode ser aquecido pela água quente adicional que vai entrar.
8. Não deixe a água correr enquanto se barbeia ou lava seu rosto. Escove os dentes primeiro enquanto espera por água quente, e depois se lave ou barbeie-se, enchendo a pia.
9. Reajuste todas as torneiras que gastam muito na edificação, instalando aeradores com restritor de fluxo.
10. Use máquinas de lavar pratos ou roupas apenas quando tiver quantidades de peças para enche-las ou ajuste-as para o nível adequado à quantidade de peças que você está lavando.
11. Quando lavar pratos a mão, encha a pia com água e sabão. Rapidamente enxágüe sob um fluxo de água pequeno da torneira.
12. Armazene água potável no refrigerador, no lugar de deixar a água da torneira correr até que fique fria, toda vez que você quiser um simples copo de água fria.
13. Não use água corrente para descongelar carne ou outro alimento. Descongele a comida durante a noite na geladeira ou usando o forno micro-ondas ajustado para isso.
14. Os trituradores de pia requerem muita água para operar adequadamente. Faça uma pilha de compostagem como um método alternativo de livrar-se do resto de comida, no lugar de usar os trituradores. Os trituradores também podem somar 50% ao volume de sólidos em uma fossa séptica o que levará ao mau funcionamento e problemas de manutenção.
15. Considere a instalação de um aquecedor de água instantâneo na pia de sua cozinha para que você não deixe a água correr enquanto espera que aqueça. Isso reduzirá custos de aquecimento da edificação.
16. Faça o isolamento térmico de seus encanamentos de água. Você terá água quente mais rapidamente além de evitar gastar água enquanto espera que se aqueça.
17. Nunca instale uma bomba de aquecimento água-ar ou sistema de ar condicionado. Modelos ar-ar são tão eficientes e não gastam água.
18. Instale sistemas de “amolecimento” da água apenas quando necessário (se a água de sua cidade é muito calcárea). Economize água e sal usando apenas as quantidades mínimas para manter a água com certa dureza. Desligue os “softeners” quando sair de férias.
19. Cheque sua bomba d’água. Se você tem um poço em sua casa, ouça se soluça ao liga-la e desliga-la enquanto a água não está em uso. Se sim, você tem vazamento.
20. Quando ajustar as temperaturas de água, no lugar de aumentar o fluxo da água, tente diminui-lo.
21. Se a válvula do vaso sanitário agarra na posição de fluxo, com freqüência, deixando a água correr constante, substitua-a ou ajuste-a

Economizando água fora de casa

1. Não encharque seu gramado. Como regra geral, gramados apenas necessitam rega a cada 5 ou 7 dias no verão e a cada 10 ou 14 dias no inverno. Uma chuva farta elimina a necessidade de rega por umas duas semanas. Seja esperto para plantar: Paisagismo Xeriscape é uma boa maneira de projetar, instalar e manter tanto suas plantas quanto o sistema de irrigação que  economizará a você tempo, dinheiro e água.
2. Regue gramados durante as primeiras horas da manhã, quando as temperaturas e a velocidade do vento são menores. Isso reduzirá perdas com evaporação.
 3. Não regue sua rua, sarjetas ou calçada. Posicione os aspersores de maneira que a água vá para o gramado e os arbustos... não para áreas pavimentadas.
 4. Instale aspersores que sejam mais eficientes para cada uso. Irrigação por gotejamento ou micro irrigação e mangueiras são exemplos de métodos eficientes de uso de água para irrigação.
 5. Regularmente cheque o sistema de aspersores e os medidores de tempo para estar seguro de que estão operando corretamente. Deve ser lei que “cada um que adquirir e instalar sistemas de aspersores automáticos de gramado PRECISAM instalar o sensor de chuva ou interruptor que interromperá o ciclo do sistema de aspersores quando chuva farta ocorrer”. Para retro-alimentar seu sistema existente, contrate um profissional de irrigação para mais informação.
 6. Erga a lâmina de cortar grama para no mínimo 3 polegadas. Um aparador mais alto estimula o crescimento de raízes mais profundas, dá sombra para o sistema de raízes e segura a umidade no solo melhor do que um gramado muito baixo.
 7. Evite fertilizar demais o gramado. A aplicação dos fertilizantes aumenta a necessidade d água. Aplique fertilizantes que tenham efeito lento, formas de nitrogênio insolúveis em água.
 8. Cubra o solo com serragem para manter a umidade. Serragem também ajuda a controlar pragas que competem com as plantas por água.
 9. Plante nativas e/ou gramíneas tolerantes a seca, cobertura de solo, arbustos e árvores. Assim que pegarem, não necessitarão ser regadas tão freqüentemente e normalmente sobreviverão a períodos de seca sem qualquer rega. Agrupe as plantas com base em  suas necessidades similares de água.
 10. Não lave seu passeio ou entrada da casa com mangueira. Use uma vassoura para limpar as folhas e outras sujeiras dessa área. Usando uma mangueira para limpar um passeio pode gastar centenas de galões de água.
 11. Ajuste sua mangueira para que possa controlar o fluxo e ajuste-a para um fluxo baixo, fino spray de modo que á água corra apenas se necessário. Quando terminar, feche-a na torneira no lugar de na extremidade, para evitar vazamentos.
12. Use peças corretas na mangueira para evitar vazamentos, especialmente junto à torneira.
 13. Não deixe aspersores ou mangueiras desatendidos. Sua mangueira de jardim pode desperdiçar 600 galões de água ou mais em apenas algumas horas: por isso não os deixe funcionando todo o dia. Use um cronômetro/ timer para lembrar-lhe quando desligá-los.
 14. Cheque todas as mangueiras, conectores e torneiras regularmente.
 15. Considere a possibilidade de usar um lavador de carro comercial que recicle água. Se você lava seu próprio carro, estacione na grama ao fazê-lo.
 16.  Evite a instalação de adornos paisagísticos com água (tais como fontes) a menos que a água seja reciclável. Instale-os onde houver perdas mínimas devido à evaporação e ventanias.
 17. Se você tem uma piscina, considere a possibilidade de um filtro novo que economize água. Um simples retro-alimentador com um filtro tradicional usa 180 a 250 galões ou mais de água

Dicas gerais para economizar água

1. Desenvolva a consciência de suas crianças sobre a necessidade de conservar  água. Evite a compra de brinquedos recreativos que requeiram um fluxo constante de água.
2. Conheça e siga todas as regras de conservação e racionamento de água que possam estar em vigor em sua área.
3. Encoraje seus funcionários a promover a conservação de água em seu local de trabalho. Sugira que a conservação de água seja colocada no manual de orientação dos funcionários e programas de treinamento.
4. Divulgue/escolha negócios que praticam e promovam a conservação de água
5. Avise a proprietários de imóveis, a autoridades locais ou à concessionária de água de sua cidade sobre toda perda de água significativa (encanamentos rompidos, hidrantes abertos, aspersores mal instalados, poços que tenham fluxo constante abandonados etc)
6. Encoraje seu sistema escolar e governo local a ajudar a elaborar e promover a ética de conservação de água entre as crianças e adultos.
7. Apóie projetos que levem a um crescente uso de água reciclada para irrigação e outros usos.
8. Apóie esforços e programas que criam uma preocupação com relação à conservação da água entre turistas e visitantes de seu estado. Tenha certeza de que seus visitantes entendam as necessidades para e os benefícios de conservar água.
9. Encoraje seus amigos e vizinhos a fazer parte de uma comunidade consciente de sua água. Promova boletins comunitários sobre a conservação de água, painéis de avisos e dê exemplos.
10. Conserve a água porque é a coisa certa a fazer. Não desperdice água porque outra pessoa está pagando a conta, por exemplo, quando se hospeda em um hotel.
11. Tente fazer uma coisa cada dia que resultará em mais economia de água. Não se preocupe se as economias são mínimas. Cada gota conta. E cada pessoa faz a diferença. Então diga a seus amigos, vizinhos e colegas de trabalho: “Feche-a” e “Preserve-a”.

(//Edição: Bruno B. Mello)