Sustentabilidade

(.:Material para divulgação:.)

Água - parte do meio ambiente
 Se consideramos que o ambiente é o conjunto de elementos naturais e sociais que se  inter-relacionam em um lugar e em um tempo determinados, compreenderemos também que todos os elementos naturais (o universo, nosso planeta e o que nele existe de maneira natural: a água, o ar, o solo, a fauna, a flora, o clima) se encontram em permanente relação com os elementos sociais (os seres humanos, suas construções e suas ações) e que desde essa perspectiva se realizam as atividades que conduzem ao desenvolvimento.
 As interações que se produzem neste sentido vão desde a sociedade para a natureza e desde a natureza para a sociedade e se realizam em algum lugar: em uma rua, em nossas casas, em um centro urbano, no campo, nas montanhas, nos mares, em rios, selvas ou desertos. Também ocorrem em um dado momento: neste instante e com projeção para o futuro, permanentemente, em ocasiões que ocorreram no passado.
 Assim, o ambiente é tudo o que nos rodeia. Mas não só isso. Também estamos nós seres humanos e as relações que temos entre nós e com a natureza. Por isso o ambiente não é estático, estamos criando-o a cada dia nos diferentes pontos do planeta. Das relações entre os seres humanos e a natureza surge uma série de resultados que podem ser positivos ou negativos. Se a ação sobre a natureza leva em consideração as leis naturais e se realiza com respeito e inteligência, então os efeitos do manejo dos recursos naturais podem ser positivos, com conseqüências favoráveis para as pessoas e os demais seres vivos. Em caso contrário, a ação humana pode produzir mudanças graves e rupturas de ciclos importantes na natureza, o que ocasiona problemas graves aoselementos naturais e aos seres humanos. Nesse caso surgem os problemas ambientais.
 A natureza atua permanentemente com a sociedade e oferece a possibilidade de que os grupos humanos mantenham ou vivam sua vida utilizando seus recursos. Em geral, a natureza se mostra aprazível e generosa. Mas às vezes se manifesta forte e poderosa, exige respeito e produz fenômenos que afetam o dia-a-dia das sociedades: furacões, terremotos, deslizamentos e inundações.
 A estes fenômenos chamamos de catástrofes naturais. Mas nem sempre são tão "naturais" já que muitas ações humanas os propiciam, ao não atuar de maneira conseqüente, por exemplo, quando se constróem casas em lugares próximos aos rios, quando se destróem bosques ou quando se produz contaminação.
 A América Latina e o Caribe, regiões reconhecidas mundialmente pela diversidade biológica e suas grandes riquezas naturais, sofre de uma série de problemas que resultam certamente contraditórios. A pobreza rural e periurbana, a deterioração dos recursos, assim como as deficientes condições de desenvolvimento, são elementos que brecam as possibilidades de desenvolvimento sustentável em nossos países.
 A aplicação de pesticidas, o desflorestamento, a desertificação e outros problemas ambientais similares estão incidindo seriamente nos processos agrícolas e pecuários da Região e diminuem as possibilidades de obter uma boa e diversificada produção que possa contribuir, de maneira substancial, para o desenvolvimento de nossas comunidades. Entretanto, queremos que esse desenvolvimento seja sustentável. O que quer dizer isto?

O desenvolvimento sustentável e a água

O desenvolvimento sustentável em escala humana é aquele que se centra na busca da satisfação das necessidades fundamentais da população e na elevação de sua qualidade de vida através do manejo racional dos recursos naturais, sua conservação, recuperação, melhoria e uso adequado.
 Inclui também processos participativos e esforços locais e regionais para que tanto esta geração como as futuras tenham a possibilidade de desfrutá-los e de garantir a sobrevivência da espécie humana e do planeta.
 Alguns dos fatores que podem ser considerados como determinantes no conceito de desenvolvimento sustentável – todos eles intimamente relacionados– são os seguintes:
 . Satisfação das necessidades básicas e bem-estar geral da população;
. Uso racional dos recursos naturais;
. Desenvolvimento econômico, incluída a valoração integral dos fatores ambientais;
. Eqüidade intra e intergerações, equidade intergênero e inter-étnica;
. Uso, adequação e desenvolvimento de tecnologia e de processos ambientalmente apropriados;
. Participação social em todas as etapas do desenvolvimento;
. Reconhecimento da diversidade cultural e dos estilos de vida e de suas potencialidades. 

(//Edição: Bruno B. Mello)